JORNALISMO DE DADOS: COMO COMEÇAR?

Com a mídia digital é imprescindível que os jornais se adaptem as novas formas de comunicação e não somente publicar matérias. Nas redações os editores devem criar uma estratégia de produtos utilizáveis para servir diretamente a seus leitores, como notícias impulsionadas por dados e ferramentas de informação. Vamos ver algumas dicas para quem esta começando nesse mundo de jornalismo de dados:

  • Escolhas matérias a longo prazo: Dados podem te dar uma matéria pronta. Eles são essencialmente importantes para a veracidade do que é apresentado. Levantar informações leva certo tempo, programe-se.
  • Participe da comunidade de dados abertos: Dados abertos é uma informação que pode ser utilizada e até mesmo distribuída sem custo. Um ótimo lugar para buscar dados disponíveis é o Document Cloud (http://www.documentcloud.org/home), onde qualquer pessoa pode carregar conjuntos de dados obtidos.
  • Incentive os colegas jornalistas a aprender por conta própria: Sem um financiamento para cursos ou tempo livre não pode ser usado como desculpa! Pode-se aprender muito por conta própria, basta dedicação e treinamento autodirecionados. O site School of Data é uma ótima ferramenta.

Mais informações: http://ijnet.org/pt-br

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s