JORNALISMO, COMO ACESSAR OS DADOS

Na medida em que a tecnologia desenvolve o campo da comunicação consegue informação cada vez com mais facilidade, e todos só têm a ganhar, tanto a sociedade quanto os profissionais da área. Para o bom desempenho do repórter de dados é fundamental que tenha ponderação para lidar com a pesquisa dos dados, a organização e a analise dos mesmos. O primeiro passo a ser seguido é coletar as informações. Nos dias atuais existem varias fontes online que facilitam este processo. São sites de dados abertos, ou seja, disponíveis gratuitamente para os jornalistas de dados realizarem seus trabalhos sem restrições de direitos autorais.

Dentre esses sites alguns se destacam devido ao numero de acesso e também pela divulgação. Existe até mesmo site de autoajuda para iniciantes na profissão, como o site, http://datadrivenjournalism.net/ que oferece uma variedade em recursos de aprendizagem, como eventos, ferramentas, seminários, entrevistas e estudos de casos. Os sites, http://www.opendatacookbook.net/wiki/ , http://opendatahandbook.org/introduction/index.html, oferecem também vários meios para encontrar e utilizar dados abertos e dados relativos a um problema particular.

Os sites http://www.isvg.org/ e https://knightcenter.utexas.edu/pt-br/blog/novo-mapa-do-centro-knight-revela-estado-do-acesso-informacoes-publicas-na-america-latina são recordistas dos latino-americanos, pois oferece informações específicas sobre dados relacionados à América Latina, além de proporcionar autoajuda como interpretação dos dados. Para iniciantes o site http://www-958.ibm.com/software/data/cognos/manyeyes/ é de extrema importância. Ele é uma ferramenta que ajuda a criar visualizações de base de dados, pois para o jornalista conseguir acessar os dados é apenas o começo, para prosseguir e exercer sua profissão é necessária muita capacidade para reunir, interpretar, e organizar os dados recolhidos.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s