Infografia no Jornalismo

A infografia ou os infográficos são gráficos com algumas informações.  Em revistas ou jornais esses gráficos são um complemento da matéria com ilustrações explicativas com isso fica bem mais fácil do leitor entender sobre o assunto.

Esses gráficos são usados onde a informação deve ser trasmitida de maneira mais dinâmica.Eles facilitam a compreensão de matérias em que apenas texto dificultaria o entendimento.

No design de jornais, por exemplo, o infográfico costuma ser usado para descrever como aconteceu determinado fato, quais suas consequências. Além de explicar, por meio de ilustrações, diagramas e textos, fatos que o texto ou a foto não conseguem detalhar com a mesma eficiência.

Também são úteis para cientistas como ferramentas de comunicação visual, sendo utilizados em todos os aspectos da visualização científica.

Nos dias atuais é comum observar o crescente uso de infográficos no jornalismo, sejam eles usados como recurso complementar ao texto ou substituindo-o, portand-se como a própria notícia. Nos meios analógicos ou digitais, a infografia representa a convergência de linguagem verbal e não verbal, proporcionando  uma nova forma de produção jornalística. A infografia se destaca de forma mais ampla, após ser produzida por computadores, numa evolução gráfica dentro dos jornais e principalmente como uma das estratégias do jornalismo impresso para contornar a perda de público para a televisão. Atualmente, suas características vão mudando, os infográficos vão se tornando mais complexos, como pudemos ver na evolução do uso da infografia pelo Jornal Folha de S. Paulo no Caderno Ciência e desenrolam na nova discussão que é a tomada deste novo recurso como forma de narrativa dentro do jornalismo, com autonomia enunciativa e não uma complementação da notícia principal, com aspectos estritos do jornalismo, até como a própria desenvoltura jornalística para sua produção.

E, principalmente na área do jornalismo científico, trazendo uma leitura mais acessível, clara, sintética e simples, sendo importante aliado para apresentar temas complexos aos olhos do leitor leigo em termos científicos.Além disso, são utilizados em desdobramentos de pesquisas que não se apresentam claramente apenas com o texto. O infográfico, através da complementação mútua de imagem e texto configura-se como uma alternativa de condução do leitor a uma leitura mais adequada dos temas propostos.

 

 

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s