Como se tornar um jornalista de dados – ” How to be a data journalist”

Image

Ação do jornalismo de dados : wikileaks no Afeganistão

O jornalismo de dados por muito tempo foi considerado algo misterioso e complexo, até então as pesquisas sobre esse tema eram irrelevantes e escassas, entretanto, hoje, com o advento tecnológico e a necessidade de um melhor tratamento de dados, existem inúmeros sites, páginas e blogs que orientam e desvendam o mundo do jornalismo de dados.

Alguns montam até questionários, outros um passo à passo de como se tornar um jornalista de dados, esse é o caso do jornal inglê The Guardian, referencia em jornalismo de dados e infografia. Paul Bradshaw, fundador do ‘’help me invastigate ‘’  e ‘’read in on line journalism’’  alem de professor na universidade  de Londres, explica e orienta o jornalistas a se tornarem grandes jornalistas de dados.

Para Paul Bradashaw o jornalismo de dados é uma difícil combinação entre pesquisa investigativa, estatística e design de programação, para ele combinar tais itens funcionará como um historia ideal e poderosa, visto que dados sempre darão credibilidade à sua matéria ou informação.

O professor dividiu em itens como você pode começar e por onde começar a se tornar um jornalista de dados. Primeiro encontre o dado. Esse procedimento envolve programas de edição e computadores bem desenvolvidos, equipamentos técnicos específicos que vão auxiliar no momento de montar seus dados.

Outro aspecto importante é saber tudo o que é necessário ou até mais sobre os dados que você tem em mãos.Deve estar familiarizado com estatísticas alem de saber muito bem o contexto em que o dado será utilizado.

A visualização do dado é muito importante, você deve estar atento à como ele será visualizado pelos leitores e se será compreendido por eles.

Por fim ele orienta como começar o questionários, ou seja como iniciar o passo à passo do jornalismo de dados, enfatiza a necessidade de saber o assunto tratado e cuidado ao colocar os dados como fontes e em infográficos.Orienta também sobre os programas que podem se utilizados no momento da colocação dos dados  e como você irá utiliza-los. Por exemplo, caso voce queira utilizar dados em mapas, quais programas de computadores serão melhor para o aproveitamento deste dado? Assim orienta qual você pode ou não usar.

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s