A web e suas discussões sobre fonte de dados

A web tem sido cada vez mais utilizada pelos brasileiros como fonte de dados. Com a facilidade do acesso a internet, as pessoas tem se atentado cada vez mais quanto aos dados estatísticos apresentados pelos meios de comunicação e isso tem se tornado assunto recorrente no dia  dia do brasileiro.

Podemos citar dois exemplos que evidenciam a força da web sendo utilizada como fonte de dados. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), fundação pública de administração federal responsável por estatísticas sociais, demográficas e econômicas. E o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), fundação pública federal vinculada à secretária de assuntos estratégicos da Presidência da República. Dados apresentados por essas duas instituições viraram assuntos discutidos, até de forma calorosa, por boa parte da população nacional.

O IPEA apresentou uma pesquisa em que 63% dos brasileiros concordavam com a frase “Mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas”. Esses números causaram grande discussão entre o povo brasileiro, com a repercussão da pesquisa o IPEA reconheceu que houve um erro na coleta de dados e na verdade 70% dos brasileiros não concordam com essa afirmação.

foto

O (IBGE) apresentou dados contraditórios em relação a renda per capita familiar. A discussão sobre esses dados se tornou um assunto discutido por boa parte dos brasileiros e por muito pouco grande parte dos prestadores de serviço do (IBGE) não pediram exoneração.

Em duas semanas os principais coletores de dados do Brasil foram questionados e assumiram o erro cometido. Isso mostra o tanto que a população tem se atentado a esses dados apresentados pelos meios de comunicação, em especial a web. Acabou aquela história de que o povo não se importa com assuntos importantes referentes a questões sociais, econômicas, demográficas e etc. O povo se importa sim! E a web tem um grande papel nessa mudança cultural do povo brasileiro.

FONTES: http://noticias.r7.com/cidades/estudo-do-ipea-que-diz-que-mulher-merece-ser-estuprada-tem-falha-metodologica-dizem-especialistas-04042014

http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/economia/noticia/2014/04/tropeco-no-ipea-e-cancelamento-no-ibge-levantam-duvidas-sobre-dados-oficiais-4475301.html

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s