A importância do jornalismo de dados

Nos últimos anos a presença do jornalismo de dados aumentou,com isso alguns sites e blogs começaram a se interessar pelo assunto e fizeram algumas pesquisas a respeito do assunto e lançaram nas mídias algumas dicas,e passos para se tornar um jornalista de dados.O que é o jornalismo de dados: É uma cobertura jornalística na íntegra com base nos dados é uma variação de diversas áreas de design gráfico e pesquisa investigativa.

O primeiro passo para se tornar um jornalista de dados é achar as informações. Atualmente existem muitas fontes online que podem ajudar nesse processo. Tim Davies  criou um site, Open Data Cook Book, que fornece aos visitantes um guia passo-a-passo sobre como encontrar e utilizar dados abertos, ou seja, disponíveis gratuitamente para uso, sem restrições de direitos autorais ou patentes. Esse é apenas um dos recursos gratuitos disponíveis na internet.

O jornalismo por dados é o futuro,os jornalistas precisam ser conhecedores dos dados. Há um tempo atrás,muitos jornalistas conseguiam suas reportagens em bares,ou em lugares comuns onde poderiam ver que dali sairiam algo interessante e pode ser que ainda continuam fazendo isso. Mas agora isso pode ser possível acessando dados com mais precisão para analisa-los. O jornalismo de dados é um novo conjunto de competências para buscar, entender e visualizar fontes digitais em um momento que os conhecimentos básicos do jornalismo tradicional já não são suficientes. Não se trata da substituição do jornalismo que já existe, mas de um acréscimo a ele. Em um momento em que as fontes estão se tornando digitais, os jornalistas podem e devem estar perto dessas fontes. A internet abriu um mundo de possibilidades, o jornalismo de dados é apenas o começo do processo de evolução de práticas antigas para se adaptar ao mundo online.O jornalismo de dados cumpre dois objetivos importantes para as organizações de mídia:encontrar notícias únicas, e executar a função fiscalização.

O jornalismo de dados é um termo que, ao meu ver, engloba um conjunto cada vez maior de ferramentas, técnicas e abordagens. Pode incluir desde a Reportagem com o Auxílio do Computador até as mais avançadas visualizações de dados e aplicativos de notícias. O objetivo em comum é jornalístico: proporcionar informação e análise para ajudar a nos informar melhor sobre as questões importantes do dia.

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s