O espírito interativo do jornalismo de dados

redes-sociais-impacto

Usar dados no jornalismo definitivamente não é nenhuma novidade.
Novas mesmo, são as facilidades que as tecnologias e seus aplicativos, programas e softwares – têm oferecido para agregar na separação, limpeza e filtragem de dados antes impossíveis de serem feitos manualmente.

Outro fator importante para o jornalismo de dados ou “data journalism” ser a “área do momento” é o desenvolvimento das leis de acesso à informação, cada vez mais adotadas por países democráticos, que permite um maior acesso a reveladores números.

E é justamente por isso que esse tipo de jornalismo é tão interessante.
Esse ” novo contexto” cada vez mais digital, atende e muito bem a audiência, com matérias investigativas, fatos representativos ou estatísticas, sempre muito bem apresentados de modo interessante e interativo, permitindo que o conteúdo gere engajamento e sem dúvida atraia a atenção do público atingindo também o mundo dos negócios, onde grandes empresas passaram a investir pesado cada vez mais em análise de gigantescas bases de dados para capturar movimentos do mercado, comportamento das pessoas e escolhas dos consumidores, envolvendo e contribuindo de forma crucial para a sobrevivência da mídia.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s